Você está aqui: Página Inicial / Noticías / Benefícios do Aleitamento Materno

Benefícios do Aleitamento Materno

A amamentação é uma prática natural, capaz de trazer inúmeros benefícios para o bebê e para a mamãe, além de aumentar ainda mais os laços fraternais.

Para as recém mamães os benefícios são muitos. O aleitamento diminui o sangramento pós-parto e, consequentemente, reduz a incidência de anemias. Gera efeito contraceptivo por seis meses (aleitamento materno exclusivo + amenorréia) e, portanto, maior intervalo interpartal. Auxilia na recuperação mais rápida do peso pré-gestacional, diminui a prevalência de câncer de mama, ovário e endométrio e reduz o risco de fraturas ósseas por osteoporose.

Quando o bebê é alimentado por aleitamento materno ele apresenta menores índices de mortalidade infantil, desnutrição, doenças respiratórias, otites, diabetes, alergias em geral, leucemias, diarreias, obesidade e síndrome da morte súbita infantil.

Além das precauções oriundas dessa prática, crianças amamentadas ao peito apresentam melhores índices de acuidade visual, desenvolvimento neuromotor e cognitivo, quociente intelectual e desenvolvimento social.

Essas melhoras geram economia em consultas médicas, medicamentos, exames laboratoriais e hospitalização da criança.

A equipe Gineclínica apoia o movimento pelo aleitamento materno por pelo menos seis meses, e em casos em que não for possível encontraremos a melhor alternativa para a mamãe e o bebê passarem por essa fase de forma saudável e tranquila.