Você está aqui: Página Inicial / Noticías / Outubro Rosa, mês da conscientização e combate do câncer de mama

Outubro Rosa, mês da conscientização e combate do câncer de mama

A campanha de conscientização Outubro Rosa é realizada por diversos entes sendo dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira corrida pela Cura, realizada em Nova York e atualmente tem objetivo de estimular a participação da população, empresas e instituições públicas na conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, e derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte, reforçando que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.

 

Como detectar precocemente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde.

O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

O exame clínico das mamas é o procedimento onde o médico ou enfermeiro busca nódulos ou outras alterações. A mamografia é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas permitindo a detecção precoce do câncer de mama. O exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nesse aparelho, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

A Gineclínica dispõe de uma equipe qualificada para realizar os exames e acompanhamentos necessários, cuidando da saúde da mulher e prevenindo doenças durante a vida.